Procedimentos

  • Home /
  • CITOLOGIA ONCÓTICA

CITOLOGIA ONCÓTICA

Considerada uma técnica simples na sua execução, tem proporcionado diminuição considerável nas taxas de mortalidades causadas pelas neoplasias cervicais.


A pesquisa é oncótica, ou seja, o objetivo é a detecção de lesões pré-malignas e malígnas do colo uterino. Ainda que seja possível identificar a presença de fungos, bactérias e efeito citopático de vírus, a citologia não é o exame específico para a identificação desses agentes.

Apesar de uma especificidade alta, o método apresenta uma sensibilidade baixa e para melhorar essa sensibilidade, isto é, aumentar as chances de detecção de lesões, é de extrema importância que as atividades da fase pré-analítica sejam realizadas com qualidade, como coleta e fixação imediata e adequada e também o preenchimento e envio da requisição do exame. As chances de detecção de lesões são significativamente maiores em amostras acompanhadas das requisições contendo uma anamnese completa, características do exame clínico e informações de exames e tratamentos anteriores.

Agende este procedimento

Equidem recteque sea et. Per detracto iracundia ea, duo nusquam denique omittantur in. Nam ex quas saperet, solum convenire vel in, dicant atomorum his ne. Putant bonorum in nam, nostrud neglegentur accommodare eam ad. Quo cu primis delenit.